Pesquisar
Close this search box.
Foto: Sandra Brito

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

No seminário “Carbono e o manejo adequado de sistemas de produção intensificados: benefícios para o produtor e para o ambiente”, o público conhecerá os resultados de pesquisas relacionadas ao sequestro de carbono nas atividades agropecuárias e as formas de redução da emissão do gás. O evento será realizado dia 22 de agosto, das 8 horas às 12 horas, na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. Estão convidados estudantes e profissionais da comunidade científica e acadêmica, produtores rurais e técnicos da assistência e da extensão rural.

“No Brasil, a produção de carne é fortemente embasada em pastagens, sendo um desafio e uma oportunidade a readequação e a otimização das áreas produtivas com vistas à geração de aumento de renda e de menor impacto ambiental. Pesquisas mostram que pastagens manejadas de forma adequada, além de intensificarem a produção e diminuírem os riscos da atividade pecuária, constituem importante alternativa de proteção do solo por meio da cobertura vegetal, evitando a erosão, facilitando a infiltração e o armazenamento de água no solo”, comenta a pesquisadora Márcia Cristina Teixeira da Silveira

Segundo ela, os sistemas de produção, mediante uso de tecnologias apropriadas, são importantes aliados do desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. “Destacam-se também pela capacidade de sequestrar o carbono atmosférico (CO2) e estocá-lo no solo por meio da produção e decomposição das raízes. Sistemas com a presença do componente florestal contribuem para a neutralização do metano emitido pelo rebanho durante seu processo produtivo, mediante a retenção de carbono no solo e no tronco das árvores, além de permitirem diversificação da atividade agropecuária”, diz Silveira.

Dentro desse contexto, a programação do seminário contemplará quatro palestras que serão apresentadas por pesquisadores da Embrapa. “Carbono em sistemas de produção: Conceitos relacionados com o desenvolvimento sustentável” será ministrada por Arystides Resende Silva. A palestra “O componente solo como elemento chave na regulação de serviços ecossistêmicos” será apresentada por João Herbert Moreira Viana.

Pensar os sistemas de produção sendo reconhecidos, certificáveis e auditáveis por meio de protocolos que buscam valorizar esses sistemas e o produto dele advindo também será foco do seminário e tema da apresentação “Protocolo Carne Baixo Carbono: O potencial do manejo de pastagem para uma produção sustentável” por Márcia Silveira. Já Miguel Gontijo falará do “Protocolo CCN: ILPF e produção de Carne Carbono Neutro”.

O evento está sendo organizado por Marco Aurélio Noce e Sílvio Torres Pessoa, engenheiros agrônomos do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, e conta com o apoio do Projeto Trijunção – Intensificação agrícola visando à sustentabilidade do uso de solos arenosos.. Para saber mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência pelo site da Embrapa. O convidado também poderá se inscrever na recepção do evento, dia 22 de agosto.

Site para inscrição: https://www.embrapa.br/milho-e-sorgo/cursos-e-eventos/-/evento/487100/carbono-e-o-manejo-adequado-de-sistemas-de-producao-intensificados 

 
 

Sandra Brito (MTb 06230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Notícias

Pular para o conteúdo