A Embrapa Milho e Sorgo apresentou resultados de pesquisa na última edição da Vitrine do Milho, realizada no sábado, 09, na Fazenda Jasdan Agropecuária, localizada no município de Curvelo, na região Central de Minas: o híbrido transgênico de milho XB BRS 3042 VTPRO2, desenvolvido em parceria com a Semeali Sementes, que combina duas importantes tecnologias – tolerância a lagartas e resistência ao herbicida glifosato – e cultivares de milho melhoradas com o evento transgênico BTMAX, que apresenta alta eficácia contra as pragas lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada a principal praga da cultura do milho, e a broca-da-cana (Diatraea saccharalis). O evento transgênico BTMAX, obtido com a adição de um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), é resultado de parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a Helix.
“A tecnologia BTMAX faz parte de uma nova estratégia de novos cultivares para o controle de lagartas. As empresas têm disponibilizado tecnologias de alto nível para esse conjunto de oportunidades para fazer uma agricultura ainda mais forte. O que foi observado em campo foi exatamente a performance e os resultados agronômicos de cada cultivar, com finalidade para a silagem, conforme o propósito do sistema cooperativista para esse tipo de evento. Observamos altos rendimentos, resistências diferenciadas especialmente para a Spodoptera frugiperda, conferindo excelentes produções de milho, o que aumentam o valor biológico dessas silagens”, afirmou Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo.
No total, 15 empresas participaram com seus híbridos. “Cada vez se torna mais importante para o produtor de leite ser um bom agricultor. Afinal, garantir a produção de volumosos em boa quantidade e qualidade é uma estratégia fundamental para o equilíbrio dos custos de produção”, disse o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR) Marcelo Candiotto. “Nesse contexto, a Vitrine do Milho é uma excelente oportunidade para o produtor produzir mais e melhor. As mais renomadas empresas do setor apresentam seu portfólio com os híbridos de melhor desempenho para a região e ainda criam um ambiente de discussão sobre os aspectos relevantes para a produção da cultura do milho para silagem”, completou.
O evento foi uma ação da CCPR em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), iniciativa que busca a profissionalização dos jovens estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, além de contribuir para o desenvolvimento das famílias produtoras de leite da região. Quem abriu as porteiras para essa edição da Vitrine do Milho foi o produtor Onofre Ribeiro, proprietário da Jasdan Agropecuária, localizada no município de Curvelo-MG. O produtor rural é cooperado da Coapa (Cooperativa Agropecuária, Industrial e de Consumo de Paraopeba), associada à CCPR.
Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (31) 3027-1905
Com informações da assessoria da CCPR
Embrapa Milho e Sorgo