Cultivar de soja disponibilizada pela Cocari para a região

Foto: Maria Marta Pastina

Uma equipe multidisciplinar da Embrapa Milho e Sorgo, coordenada por  Maria Marta Pastina, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, participou, no último dia 11 de fevereiro, do “Dia de Campo Soja”, promovido pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), no distrito de Thomaz Gonzaga em Curvelo-MG. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias instaladas em uma área de 800 hectares destinada à produção de soja na safra 2022/2023.

Dentre as tecnologias, foram apresentadas cultivares de soja, com genética das empresas TMG (Tropical Melhoramento & Genética) e GDM de diferentes grupos de maturidade, a utilização de drones para mapeamento da área, o planejamento e a distribuição de insumos sólidos e líquidos para manejo da lavoura, a estação meteorológica on-line Plugfield® e o serviço de diagnóstico de solo por grid de amostragens.

A participação da Embrapa Milho e Sorgo no evento integra as ações do Programa MAI Talks, que prevê o fortalecimento dos diálogos com o setor produtivo, trazendo uma visão desenvolvimentista e de inclusão socioprodutiva, de inovação e de mercado, para alavancar a reconversão produtiva do território mineiro, a partir da intensificação sustentável dos sistemas de produção agropecuária.

“No âmbito do programa, a Embrapa Milho e Sorgo iniciou, em 2023, o Agroprospecta, uma iniciativa institucional a caminho do campo para compreender, formular e implementar uma estratégia de ação de PD&I e transferência estruturada do conhecimento, com soluções baseadas em ciência, dados e evidências, para o desenvolvimento das cadeias de produção de grãos e de proteína animal no estado de Minas Gerais”, explica Maria Marta.

Em relação ao “Dia de Campo Soja”, promovido pela Cocari, a chefe de P&D da Embrapa Milho e Sorgo conta que o evento permitiu a prospecção de possíveis novos parceiros para o desenvolvimento, via cooperação técnica com a Embrapa, de soluções tecnológicas para a intensificação agropecuária sustentável do território mineiro.

“Foram vislumbradas oportunidades de contribuição em estratégias para melhorias na qualidade físico-química-biológica do solo, diversificação de culturas, Sistema Antecipe® para o plantio intercalar de forrageiras nas entrelinhas da soja, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), controle biológico de insetos-praga, entre outras”, disse. Ainda segundo ela, “a participação da Embrapa Milho e Sorgo no evento foi uma ótima oportunidade para conhecermos o planejamento da Cocari, bem como o estabelecimento de novas alianças para a alavancagem da cultura da soja na região Central de Minas Gerais”.  

 

Eventos futuros

Como parte da agenda institucional da Embrapa Milho e Sorgo, a unidade realizará três dias de campo com foco na cultura da soja como pilar para o processo de reconversão produtiva da região Centro-Noroeste mineira. O primeiro evento será realizado no dia 25 de fevereiro na Fazenda Água Boa, em Três Marias-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal, Emater-MG e outros agentes do setor produtivo (leia matéria aqui).

Já no dia 3 de março será realizado mais um dia de campo na Fazenda Lagoa dos Currais, em Cordisburgo-MG, em parceria com UPL Brasil (United Phosphorus) e a empresa Acero Agronegócios. Por fim, no dia 17 de março, a Embrapa Milho e Sorgo realizará um dia de campo em sua Unidade de Referência Tecnológica e de Pesquisa de ILPF, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). O objetivo será a apresentação de sistemas ILPF como estratégia para o desenvolvimento sustentável da região Centro-Noroeste mineira.

 

SIT chega à sua 15ª edição nos 50 anos da Embrapa

A Embrapa Milho e Sorgo realizará, em maio de 2023, a edição especial da Semana de Integração Tecnológica (SIT), que chega ao seu 15º ano de realização, em comemoração aos 50 anos da Embrapa e 47 anos da Embrapa Milho e Sorgo. No evento, serão apresentadas soluções tecnológicas da Embrapa como instrumentos essenciais para transformação agropecuária, desenvolvimento territorial sustentável e inclusão socioprodutiva.

“Além da mostra de tecnologias, a 15ª SIT será uma oportunidade para o estabelecimento de novas conexões e a construção de novos programas e/ou projetos para a reconversão produtiva da região Centro-Noroeste mineira, com o envolvimento de diferentes instituições, públicas ou privadas, e agentes do setor produtivo, como pesquisadores, produtores, extensionistas, agências de governo, associações civis e agroindústrias”, relata Maria Marta.

 

 
 

Texto: Maria Marta Pastina, Alexandre Ferreira da Silva, Frederico José Evangelista Botelho e Lauro José Moreira Guimarães
Embrapa Milho e Sorgo

Edição: Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Notícias

Pular para o conteúdo